Brasileira que é Miss Mundo Surda fala sobre beleza, rejeição e a deficiência

 ‘Do jeito que eu sou, ouvir não me faz falta!’

Thaisy Payo foi eleita Miss Mundo Surda 2013
Thaisy Payo foi eleita Miss Mundo Surda 2013 Foto: Paulo Guinália
Thaizy Payo é dona de um rosto delicado, 1,70m, 50kg e carrega com orgulho a faixa da mais bela do mundo. Olhando a imagem, não é possível ver o que a diferencia das demais misses. Acontece que ela é surda, a mais linda surda do mundo.
Mas é só isso. Com exceção do problema na audição, a rotina dessa paranaense, de 26 anos, é parecida com a de qualquer outra mulher que quer estar de acordo com os padrões dos concursos:
- Cuido muito da alimentação, faço drenagem linfática e bebo pelo menos dois litros de água por dia.
Seu discurso, no entanto, vai além de “desejar a paz mundial”. Ela diz que beleza não é tudo o que se precisa para ser aceita:
- Não é o suficiente não! Ainda pior se for surda! Precisamos lutar por nossos ideais! Ignorar muita inveja, confiar em Deus e ser feliz!

A miss mundo surda Thaisy Payo consegue falar em portugues e libras
A miss mundo surda Thaisy Payo consegue falar em portugues e libras Foto: Divulgação / Luci Lemos
Não basta ser bela para se livrar do preconceito. E Thaizy não está para brincadeira.
- Sinto preconceito quando me chamam de muda e eu não sou muda!! Eu sou surda oralizada bilíngue!!! Falo português e libras e ainda sei me virar um pouco com inglês. Tenho facilidade de aprender!

Thaisy Payo diz ter dificuldades em conseguir contratos publicitários
Thaisy Payo diz ter dificuldades em conseguir contratos publicitários Foto: Divulgação / Luci Lemos
Thaizy, que foi convidada para ser embaixatriz na República Tcheca da comunidade surda, diz que, apesar de sua beleza, não recebe muitos convites de trabalhos:
- Posso fazer campanhas fotográficas e ser atriz, mas me rejeitam por eu ser surda. Sou capaz!
Ela não esconde os fatos que a incomodam em sua deficiência, mas não gostaria de ser diferente do que é, como respondeu diante da pergunta: “Preferiria ser uma mulher comum, e não tão linda, e ouvir; ou ser do jeito que é?":
- Do jeito que eu sou, ouvir não me faz falta!

Thaisy Payo tem 1,70m
Thaisy Payo tem 1,70m Foto: Arquivo Pessoal
Dicas de beleza
Thaizy sempre foi magrinha, ao ponto de lhe faltar o peso ideal quando era um bebê e até hoje tem dificuldade para manter seus 50kg, já que o metabolismo acelerado facilita a perda de massa. Sua medidas confirmam sua silhueta longilínea: ela tem 86cm de busto, 61cm de cintura e 92cm de quadril.
A miss mundo tem seus truques para ficar com pele de pêssego, incluindo uma receitinha caseira:
- Uso óleo corporal pós-banho e também óleo de amêndoa nos cílios e nas unhas à noite, é muito bom para hidratar. Faço máscara facial misturando duas colheres de aveia e água mineral, duas vezes por semana.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.