Alimento que você evita para não engordar, na verdade, pode te emagrecer (e muito)
Quem pretende emagrecer, mas não busca orientação de um médico ou nutricionista para elaborar cardápios e verificar a melhor forma para atingir os objetivos normalmente acaba apostando em medidas equivocadas que não garantem resultados e ainda prejudicam a saúde.
Um exemplo? Eliminar completamente o consumo de gorduras sem saber que elas são fundamentais para a perda de peso.
Comer gordura ajuda a emagrecer
Banir totalmente as gorduras do cardápio é um caminho errado para quem quer perder peso, pois diversos estudos mostram que os principais vilões da dieta são os carboidratos refinados e processados, e não as gorduras, desde que sejam provenientes de alimentos verdadeiros, ou seja, aqueles mais naturais possíveis.
Antes de mais nada você precisa saber que existem três macronutrientes nos alimentos: gorduras, proteínas e carboidratos. A gordura é o que tem o menor impacto na glicemia e na produção da insulina que, desregulada, cria no corpo a condição de acumular tecido adiposo. Além disso, a gordura também induz à saciedade, evitando o apetite exagerado.
A ingestão moderada e indicada por um profissional de alimentos ricos em gordura saudável, como a presente em peixes, carnes, óleos, sementes, oleaginosas e até frutas, como o abacate, ajuda o corpo a se reprogramar para justamente não acumular gordura ruim.
Além disso, as pesquisas mais recentes mostram que os níveis de gorduras saturadas são inversamente relacionados à incidência de diabetes tipo 2, que é causada pela disfunção na produção do hormônio insulina, enquanto que os níveis dos ácidos graxos relacionados ao consumo de amido, açúcar e álcool, estão fortemente associados ao desenvolvimento deste tipo de doença.
Nenhum comentário: