Dia do lixo atrapalha a dieta? Álcool pode? Tire 5 grandes dúvidas sobre emagrecimento

emagrecimento barriga antes depois 0717 400x800yelet/iStock Diante de tantas informações, dicas e truques para eliminar os quilinhos extras você pode se perder e ficar confusa sobre quais processos são considerados aliados ou vilões da perda de peso. Para acabar com as dúvidas, confira uma lista de perguntas e respostas sobre temas que normalmente levantam questionamentos sobre emagrecimento:

Dia do lixo atrapalha o emagrecimento?

jantando sozinha vinho pizza 117 400x800KatarzynaBialasiewicz / iStock
Defensores do descanso de um dia na dieta afirmam que o método contribui para o aspecto psicológico, bastante afetado quando uma pessoa se priva de prazeres à mesa. O conforto emocional pode, de fato, reduzir a ansiedade, o estresse a fissura que fazem com que muita gente abandone o regime.
O dia do lixo, porém, não é um passaporte livre para guloseimas e, segundo especialistas, não funciona com todo mundo da mesma forma, pois cada metabolismo responde de maneira diferente ao processo.
Portanto, para evitar comprometer a saúde e a dieta o melhor é fazer a “refeição do lixo”, uma ou duas vezes por semana, preferencialmente no horário de almoço, pois assim terá mais chances de queimar as calorias ao longo de todo o dia.

Bebida alcoólica compromete a dieta?

caipirinha de limao 052017 400x800Alexandre Rotenberg/Shutterstock
A resposta pode não ser muito agradável para quem não dispensa um happy hour ou uns drinques quando vai a uma festa. A verdade é que bebidas alcoólicas engordam sim. As calorias extras consumidas com o álcool são armazenadas no corpo como gordura, comprometendo assim a dieta.
Estudos apontam que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está associado ao ganho de peso, principalmente na região da cintura, o que traz prejuízos não somente ao emagrecimento, como também para a saúde.

Fazer jejum emagrece? Faz mal para a saúde?

prato jejum dieta 0118 400x800designelements/shutterstock Tão famosa quanto polêmica, a dieta do jejum intermitente, que consiste em fazer apenas uma refeição a cada 12 horas, divide opiniões no que diz respeito à perda de peso real e a possíveis prejuízos ao organismo a longo prazo.
De acordo com críticos do plano alimentar, passar muitas horas sem comer prejudica o funcionamento do organismo e ainda promove efeito sanfona, pois seus adeptos raramente conseguem seguir a rotina por muito tempo. Ou seja, o método, que funcionaria apenas para algumas pessoas, até poderia gerar perda de peso, mas não garantiria resultados positivos duradouros.

Beber água com limão é eficaz para perder peso?

agua com limao copo 0218 400x800Photosiber/Shutterstock Especialistas em nutrição afirmam que beber água morna com limão logo pela manhã estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e no processo digestivo, hidrata o sistema linfático e até contribui para a eliminação de toxinas, mas que, sozinha, sem uma alimentação balanceada, não promove grande impacto na perda de peso.
Vale lembrar ainda que especialistas afirmam que o consumo de água com limão deve ser moderado. Ingerir a bebida em jejum por mais de 10 dias não é recomendado porque pode provocar azia e até mesmo úlcera gástrica.

É verdade que musculação ajuda a emagrecer?

mulher fazendo musculacao 116 400x800Mikolette/iStock Sim! A musculação ajuda não só a potencializar o exercício aeróbico, como corrida, spinning e bicicleta, por exemplo, como também aumenta o gasto calórico durante as atividades. Outro ponto positivo da malhação é que o corpo continua gastando energia mesmo após o treino, por um período que pode se estender até o dia seguinte.
Além disso, vale lembrar que exercícios com peso ainda garantem massa muscular, que ajudam a definir e desenhar o corpo, evitando assim flacidez comum que ocorre após o processo de perda de peso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.