Dor no cóccix durante a menstruação é normal? Por que ocorre e como aliviar?

gases dor bumbum 0518 400x800
Se você sente dores no cóccix ou no bumbum durante a menstruação, saiba que não está só, já que o desconforto é comum e pode ter diferentes causas, que vão desde simples tensões a um possível quadro de endometriose, passando por alterações intestinais comuns ao período.

Dor no cóccix na menstruação: o que pode ser?

Na maioria dos casos, a dor no cóccix e no bumbum durante o ciclo menstrual é resultado de tensão muscular. Cãibras e inchaço uterino podem pressionar os músculos glúteos, que apresentam espasmos, causando os desconfortos na região.
A dor é especialmente comum se o útero se inclina para as costas. A maioria dos úteros se inclina para a frente durante a menstruação, causando cãibra no abdômen, por exemplo. Mas se ele se volta para a direção contrária, a mulher pode sentir cãibras no bumbum e região lombar.
bumbum gases

Nestes casos, as dores mais leves podem ser combatidas com o simples relaxamento dos músculos através de exercícios, massagens, banho quente ou a administração de medicamento analgésico.
Em outros casos, a dor está no reto ou ânus e não nos músculos. O desconforto, portanto, pode indicar problemas relacionados a alterações intestinais, como constipação, por exemplo, que obrigaria a mulher a fazer mais força ao evacuar, aumentando as chances de hemorroidas.
Consumir mais alimentos rico em fibras, beber bastante água ou usar remédios prescritos por um médico para auxiliar a evacuação podem ser as saídas mais simples para combater o problema.
menstruacao calcinha sangramento 0318 400x800

As dores no bumbum e no cóccix durante a menstruação pode, no entanto, sinalizar para algo mais grave, como a endometriose, doença inflamatória é causada quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, em vez de serem expelidas na menstruação, se deslocam para os ovários, cavidade abdominal ou outros órgãos do corpo.
Neste caso, a mulher deve receber acompanhamento médico para não somente aliviar os desconfortos, normalmente através de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos ou pílulas de uso contínuo e outros métodos que interrompem o ciclo menstrual, mas para também tratar a condição que, em estágios avançados, pode provocar infertilidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.