5 cuidados que você deve ter ao usar banheiro público para evitar contaminações
O “pavor” em utilizar banheiros públicos normalmente é cultivado desde a infância e, em alguns casos, pode resultar em problemas de saúde na vida adulta, caso a pessoa, por exemplo, mantenha o hábito de segurar o xixi por muito tempo somente para não ter que fazer suas necessidades fora de casa.
Antes de mais nada é preciso ter em mente que, apesar dos medos e mitos, você dificilmente contrairá alguma doença grave ao utilizar um banheiro público. Em todo caso, para evitar possíveis contaminações, é possível adotar algumas medidas simples que ajudam a afastar os riscos.
Como evitar contaminações em banheiros públicos
1. O conhecido método de forrar o assento do vaso sanitário é sim bastante útil e pode continuar sendo utilizado. A “barreira” pode evitar o contato com germes e bactérias presentes na região.2. Feche a tampa do vaso sanitário antes de dar a descarga. O hábito evita que bactérias presentes na área sejam lançadas no ar.
3. Sempre lave as mãos após usar o banheiro. O hábito de higiene, que também deve ser praticado em casa, evita a transferência de germes.
4. Ao secar as mãos, dê preferência ao papel, uma vez que secadores automáticos podem deixar as mãos mais contaminadas do que estavam antes porque eles sugam os coliformes fecais do ar e os direciona sobre suas mãos.
5. Evite tocar na maçaneta da porta na hora de sair do banheiro. Como nem todo mundo lava as mãos após fazer as necessidades, a maçaneta pode acabar contaminada. Se possível, utilize um pedaço de papel para abrir a porta ao sair.
Nenhum comentário: