O que é a Dieta Nórdica e por que tantos nutricionistas são apaixonados por ela?
Lisovskaya Natalia/shutterstock
Considerado um dos regimes mais eficientes para perder peso e garantir saúde, a já bastante conhecida Dieta Mediterrânea começa a “brigar” em popularidade e em recomendação de nutricionistas com outro plano alimentar bastante eficiente, mas não tão famoso: a Dieta Nórdica.
Dieta Nórdica emagrece e protege contra doenças
demaerre / iStockTambém chamada de Dieta Viking, a Dieta Nórdica é inspirada nos hábitos alimentares dos povos escandinavos, que prioriza o consumo frutos do mar, vegetais e gorduras saudáveis, como as presentes em opções como nozes e peixes gordurosos.
Pesquisas apontam que, além da perda de peso, a dieta ainda pode reduzir genes responsáveis por inflamações ligadas a doenças crônicas, como síndrome metabólica, diabetes, hipertensão arterial e obesidade.
Dieta Nórdica: o que pode comer
Leontura/istockNa Dieta Nórdica são vetados os alimentos produzidos a partir de farinha branca e grãos refinados, como pães e massas, assim como comidas processadas.
O plano alimentar é baseado em alimentos orgânicos, regionais e sazonais. Basicamente, consome-se muitas verduras e legumes, peixes (principalmente bacalhau) e raízes leguminosas.
Thinkstock
Em uma semana típica, o cardápio do jantar da Dieta Nórdica inclui três dias de carne orgânica, dois dias de frutos do mar e dois dias de refeições vegetarianas. Em qualquer dia, pode-se comer raízes leguminosas, vegetais folhosos, nozes, legumes e frutas da época, além de grãos integrais como centeio, aveia e cevada.
Nenhum comentário: